quinta-feira, 8 de março de 2012

Eu sei que vou te amar - ou da impossibilidade de dizer o indizível


Texto: Arnaldo Jabor (roteiro para cinema)
Adaptação para teatro: Francisca Braga
Elenco: Lígia Paula Machado e Daniel Morozetti
Direção: Ewerton de Castro
Quando: de 07 a 29 de Março às Quartas e Quintas
Onde: Teatro Augusta
Rua Augusta, 947
São Paulo, próximo a estação Consolação do Metrô

Sinopse: Um casal recém separado após seis anos de casamento, se reencontra após de três meses sem se ver. Inicialmente cada um deles imagina o que vai dizer, mas ao se verem, num primeiro momento, só conseguem se manifestar através de lugares comuns e frases cuidadosamente pensadas. Entretanto, lentamente as emoções afloram e as palavras se transformam em agressões e súplicas, temperadas por forte emoção. A emoção toma conta e as palavras se tornam insuficientes para que o cada um, homem e mulher, consiga expressar o que realmente desejam e sentem, onde pouco a pouco o pouco de racionalidade cede lugar a um delírio desvairado, ante a impossibilidade de haver comunicação por meio de palavras entre eles.

O filme de Arnaldo Jabor já havia sido adaptado pelo próprio autor em 1994 e transformado em livro em 2007 e esta nova adaptação de Francisca Braga mantém o nível de qualidade.

Eu sei que vou te amar - filme de 1986

A peça está sendo apresentada como uma comédia romântica, porém é, paradoxalmente, densamente dramática. Quando rimos de algo dito em cena é o riso nervoso de alguém que se viu retratado de alguma forma no comportamento dos atores. Rimos de nós mesmos para não chorar ou morrer de raiva.

 Peça de 1994

A direção de Ewerton de Castro procura criar um ambiente onírico e surreal, através do cenário, trilha sonora, movimentação dos atores e iluminação, que contrasta com a crueza do texto. A iluminação é muito bem utilizada para sublinhar os momentos de transição do pensamento interior (o ator falando consigo mesmo) para a exteriorização por meio da fala.

O desempenho do atores, Daniel e Lígia, é muito bom, mesmo diante da dificuldade do texto e de seu conteúdo denso.

Eu sei que vou te amar - trailer 
peça de 2012

Em suma, uma excelente montagem para um texto excelente, com atores de primeira grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário